Projeto Meio Ambiente
“Todos têm direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum
do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público
e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações.”
(Artigo 225 da Constituição)
PÚBLICO-ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes.
O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do planta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdiciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.
OBJETIVOS
• Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar.
• Analisar e reconhecer o nosso entorno.
• Discutir e criar formas alternativas de ação, cuidada e melhor do meio ambiente.
• Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
• Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).
• Pesquisa fotográfica.
• Entrevista, enquetes sobre a questão ambiental.
• Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental.
• Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).
• Produção de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto.
• Produção do Jornal Ecológico.
• Vivência e excursão a locais degradados e preservados.
• Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico.
• Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc...
• Confecção de cartazes, murais.
• Montagem de maquetes;
• Elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente. / Direitos do meio ambiente.
• Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
• Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
• Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica;passeio ecológico.
• Envio de questionamento a Câmara Municipal sobre a ação dos vereadores sobre o meio ambiente.
• Conhecer as leis municipais sobre o meio ambiente.
• Entrevistas com os órgãos encarregados que atuam em Caxambu, sobre a questão ambiental.
• Montagens de jogos, como bingos, trilhas, etc...
• Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.
• Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata).
• Desenho sobre a questão ambienta ( o real e o ideal).
• Pinturas, modelagens etc...
• Contatos com ONGS que militam na questão ambiental.
• Alguns elementos que compõem o meio ambiente:
o Água
o Ar
o Matas
o Clima
o Animais
o Homens
o Cidades
o Terra
oA ATUAÇÃO DE CADA SEGMENTA DA ESCOLA NO PROJETO MEIO AMBIENTE.
Educação infantil
Construirá com as crianças as primeiras visões em relação ao ambiente colocando-as em contato com a temática, discutindo e produzindo materiais de conscientização e evidenciarão de nossa preocupação e ações em relação a questão ambiental.
Ensino fundamental (1ºa 3º ano)
Ampliará e discutirá com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação para todos.
ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO.
Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir.
Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está.
E a educação infantil, trabalhará com o ideal de planeta que queremos. (Cenário construído com sucata).
Assim, a apresentação será no sentido da realidade até o ideal. Que será através de todas as construções e trabalhos realizados pelos alunos.
E todos os trabalhos deverão ter uma formatação adequada, capricho e um LAY-OUT que chame a atenção dos visitantes, nesse sentida originalidade e criatividade serão super importantes.
Passos para a construção do projeto: (educação infantil e ensino fundamental).
1. Conversa com as crianças sobre o assunto.
2. Levantamento de hipóteses.
3. Pesquisa de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)
4. Efetivação das ações concretas das montagens dos materiais.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO POR SEGMENTO.
Educação infantil:
As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa entre homem – ambiente ). O ideal que queremos.
E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e dê em uma visão geral do trabalho realizado.
Ensino fundamental (1ª a 3ª ano ).
As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a realização do trabalho. EX: A água em nosso planeta, a fauna e sua extinção; O efeito estufa; O lixo que produzimos etc... Assim, juntamente com os alunos escolherão um tema e o desenvolverá tendo como eixo o entorno imediato (nossa comunidade) e o entorno mais distante (o planeta).
E produzirão materiais para exposição.
CRONOGRAMA DE AÇÃO:
RESULTADOS ESPERADOS
"Com a realização do projeto meio ambiente cuidar hoje para garantir o futuro" esperamos atingir nossos objetivos propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.
Posto isso, esse projeto é um trabalho em que nosso Colégio marca a sua ação dentro do quadro educacional de nossa comunidade, e se firma como uma Escola preocupada com a formação integral e total de nossos alunos.
JUSTIFICATIVA
O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes.
O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do planta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdiciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.
OBJETIVOS
• Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar.
• Analisar e reconhecer o nosso entorno.
• Discutir e criar formas alternativas de ação, cuidada e melhor do meio ambiente.
• Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
• Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).
• Pesquisa fotográfica.
• Entrevista, enquetes sobre a questão ambiental.
• Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental.
• Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).
• Produção de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto.
• Produção do Jornal Ecológico.
• Vivência e excursão a locais degradados e preservados.
• Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico.
• Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc...
• Confecção de cartazes, murais.
• Montagem de maquetes;
• Elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente. / Direitos do meio ambiente.
• Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
• Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
• Envio de questionamento a Câmara Municipal sobre a ação dos vereadores sobre o meio ambiente.
• Conhecer as leis municipais sobre o meio ambiente.
• Entrevistas com os órgãos encarregados que atuam em Caxambu, sobre a questão ambiental.
• Montagens de jogos, como bingos, trilhas, etc...
• Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.
• Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata).
• Desenho sobre a questão ambienta ( o real e o ideal).
• Pinturas, modelagens etc...
• Contatos com ONGS que militam na questão ambiental.
• Alguns elementos que compõem o meio ambiente:
o Água
o Ar
o Matas
o Clima
o Animais
o Homens
o Cidades
o Terra
o
Educação infantil
Construirá com as crianças as primeiras visões em relação ao ambiente colocando-as em contato com a temática, discutindo e produzindo materiais de conscientização e evidenciarão de nossa preocupação e ações em relação a questão ambiental.
Ensino fundamental (1ºa 3º ano)
Ampliará e discutirá com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação para todos.
ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO.
Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir.
Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está.
E a educação infantil, trabalhará com o ideal de planeta que queremos. (Cenário construído com sucata).
Assim, a apresentação será no sentido da realidade até o ideal. Que será através de todas as construções e trabalhos realizados pelos alunos.
E todos os trabalhos deverão ter uma formatação adequada, capricho e um LAY-OUT que chame a atenção dos visitantes, nesse sentida originalidade e criatividade serão super importantes.
Passos para a construção do projeto: (educação infantil e ensino fundamental).
1. Conversa com as crianças sobre o assunto.
2. Levantamento de hipóteses.
3. Pesquisa de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)
4. Efetivação das ações concretas das montagens dos materiais.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO POR SEGMENTO.
Educação infantil:
As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa entre homem – ambiente ). O ideal que queremos.
E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e dê em uma visão geral do trabalho realizado.
Ensino fundamental (1ª a 3ª ano ).
As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a realização do trabalho. EX: A água em nosso planeta, a fauna e sua extinção; O efeito estufa; O lixo que produzimos etc... Assim, juntamente com os alunos escolherão um tema e o desenvolverá tendo como eixo o entorno imediato (nossa comunidade) e o entorno mais distante (o planeta).
E produzirão materiais para exposição.
CRONOGRAMA DE AÇÃO:
RESULTADOS ESPERADOS
"Com a realização do projeto meio ambiente cuidar hoje para garantir o futuro" esperamos atingir nossos objetivos propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.
Posto isso, esse projeto é um trabalho em que nosso Colégio marca a sua ação dentro do quadro educacional de nossa comunidade, e se firma como uma Escola preocupada com a formação integral e total de nossos alunos.
Fonte :http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2011/04/projeto-meio-ambiente.html
“Se nos unirmos, todos nós podemos salvar o meio ambiente, garantindo o futuro!”
(Autor Desconhecido)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar !