segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto Arte na escola Frei Henrique Bröker I parte


Projeto Arte na escola Frei Henrique Bröker 

Projeto para o II semestre de 2014

 FAZENDO ARTE NA ESCOLA: SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA

Faixa etária: do maternal até ao 3º ano 
Duração: mês de _______________

Justificativa

        O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas . A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.Alem de ter o poder expressivo de representar idéias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia a dia. 
         No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
           A arte faz com que o ser humano possa conhecer um pouco da sua história, dos processos criativos de cada uma das linguagens artísticas, o significado de novas formas de utilizá-la, sempre se aprimorando no decorrer dos anos.
nsinar arte na escola torna-se importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do conhecimento em arte, amplia a possibilidade de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento, tais como matemática, língua, história e geografia.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei nº 9.394/96), no artigo 26, inciso 2º, dispõe que “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

Os Parâmetros Curriculares (PCN,1997) dão à área de arte uma grande abrangência, propondo quatro modalidades artísticas:
1ª - Artes visuais: com maior amplitude que artes plásticas, englobando artes gráficas, vídeo, cinema, fotografia e as novas tecnologias, como arte em computador.
2º - Música
3º - Teatro
4º - Dança, que é demarcada como uma modalidade específica.


OBJETIVOS GERAIS

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC e a Proposta Pedagógica de Educação Infantil de Fortaleza, o trabalho com Artes Visuais tem como objetivos:
ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura.

  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  • Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
  • Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
  • Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas de artistas cearenses;
  • Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos artistas, sua época e local onde viveram.
CONTEÚDOS

  • o ponto
  • a linha
  • a forma
  • as cores
  • a composição
  • o espaço
  • os materiais
  • a textura
  • o ritmo
  • superfície
  • volume
  •  luminosidade e ponto;
  • Coordenação motora ampla e fina;
  • Expressão oral e escrita;
  • Vida e obra de artistas.
Habilidades 
  • selecionar diferentes materiais e ferramentas, segundo as necessidades
  • organizar-se para executar uma tarefa;
  • apreciar obras de arte:
  • -trabalho e estilo do artista:
  • Estimular a criatividade :
Recursos
desenho
pintura
modelagem/escultura
bricolage/recorte
impressão/escrita à mão
Princípios Específicos

Abordar a Educação Artística com a criança significa:

- sensibilizá-la às belezas naturais do meio envolvente,
- ajudá-la a apreciar uma paisagem, um ambiente, um objecto, uma obra de arte, através da utilização dos sentidos;
- permitir-lhe a familiarização com diferentes media;
- levá-la à compreensão de que as realidades estéticas existentes no meio envolvente são resultado duma fusão entre riquezas naturais e criações do Homem.


Envolver a criança nesta abordagem é ajudá-la a:- exteriorizar e a desenvolver as suas capacidades artísticas;
- tomar consciência das suas possibilidades;
- desenvolver-se e afirmar-se.

Praticar Educação Artística é:
- criar situações de expressão;
- trabalhar num clima de confiança e de liberdade;
- trabalhar num espaço facilitador de criatividade individual ou colectiva;
- trabalhar mergulhado num ambiente cultural constituído por produções quer de
crianças quer de artistas consagrados;
- trabalhar rodeado duma diversidade de ferramentas e de instrumentos;
- trabalhar em contacto com o meio artístico ou artesanal (exposições, concertos);
- ir ao encontro de artistas no seu ambiente de trabalho.



 Atividades:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA
  • Desenhar livremente.(Ilustrar de formapessoal)
  • Utilizar diferentes materiais.
  • Reproduzir modelos reais.
  • Organizar o ‘atelier’ de pintura. Brincar com /experimentar/
    explorar/ as cores.
  • Experimentar técnicas variadas (pontilhismo, guache, aquarela).
  • Organizar o ‘atelier’ de cerâmica, de modelagem, de escultura.
  • Trabalhar com diferentes materiais ( areia, plasticina, barro, gesso ...).
    Utilizar as mãos.
    Utilizar utensílios diferentes. Organizar um espaço.
    Utilizar materiais reciclados e materiais específicos.
    Utilizar materiais apropriados às atividades.
  • Experimentar técnicas (com diferentes instrumentos de escrita, com vegetais, com tecidos, esfregão, esponja linóleo,...).
  • Estar em contato com obras de arte.
    Visitar exposições e museus (atividades antes, durante e depois da visita).


EXPRESSÃO DRAMÁTICA
  • Experimentar com os sentidos.Jogos sensoriais, jogos de motricidade, jogos de relação, jogos de ficção,jogos vocais.
  • Seguir as regras da dinâmica de grupo. (respeitar as instruções, os outros, o espaço ).
    Improvisar a partir de situações concretas, de instruções, de materiais, de histórias, de criações.
  • Observar, escutar, participar, cooperar, apreciar, respeitar o seu trabalho e o dos outros.
  • Ir ao teatro, com preparação anterior tendo em vista a nova experiência.
  • Analisar espetáculos teatrais (gênero, aspectos técnicos, significação, valor cultural ).
EXPRESSÃO AUDIO-VISUAL
  • cinema na escola  com preparação prévia tendo em vista a nova experiência.
    Analisar produções cinematográficas (género, aspectos técnicos, significação, valor cultural).
  • Organizar o ‘atelier’ de fotografia /figuras(utilizar a máquina, a câmara digital, a câmara escura,Anlisar imagens...)
  • Analisar os programas (publicidade, ficção, telejornal, desenhos animados, video clips,...).
  • Encontrar-se com profissionais da televisão (Atividades opcionais)
AVALIAÇÃO
A avaliação está diretamente ligada com a definição dos objetivos específicos. É um instrumento essencial para registro das competências que os alunos adquiriram. A abordagem didática específica desta disciplina implica a escolha de instrumentos de avaliação diversificados. A avaliação contínua permite fazer o inventário das aptidões dos alunos, registrar os progressos feitos e ressaltar as necessidades de formação. O professor procede à avaliação utilizando fichas de observação, um inventário de aptidões, uma lista de verificação e tomando nota das observações. Os outros meios, tais como o dossiê individual, as fichas de auto-avaliação, os trabalhos individuais e coletivos também podem ser empregados
Fonte :.http://infanciacomarte.blogspot.com.br/2011/03/projeto-de-artes-na-educacao-infantil.html
http://tiacrisamoremeducar.blogspot.com.br/2010/02/artes-na-escola-projeto-para-o-ensino.html

Atividades para o Projeto 

















continua as atividades no projeto II de artes 



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