Pular corda
Marcelo Jabu
Introdução
A intenção principal desta seqüência didática é promover a vivência das brincadeiras de pular corda e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal.
Essa seqüência de atividades se justifica também como uma interessante e divertida forma de cultivo e valorização da cultura lúdica tradicional de nosso país.
Também se mostra importante como forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos e ainda como possibilidade de introduzir e desenvolver a ideia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.
Objetivos
Ao final da seqüência de atividades as crianças deverão ser capazes de:
- reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras vivenciadas;
- reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira;
- realizar os movimentos básicos de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se e suas relações com o ritmo em que esses movimentos são executados;
- projetar e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas.
Conteúdos específicos
- Brincadeira de pular corda.
- Brincadeiras realizadas em pequenos grupos, sem finalidade competitiva e sem a divisão em equipes, quando a relação entre os desempenhos individuais compõe e viabiliza a vivência grupal.
- Habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar, e equilibrar-se.
- Capacidades físicas de velocidade e força.
- Ritmo e expressividade.
Fotos
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar !