A importância do Brincar
Jiceli Soares
Layse Bernardo
Madelleny Conrado
A aprendizagem e o
desenvolvimento humano são temas fundamentais no trabalho de Vygotisky já que
ele considera a brincadeira um principal meio de desenvolvimento cultural da
criança, sendo um meio de mediação com o mundo, por possibilitar a integração
com o real, e se socializar.
Brincar
de forma livre e prazerosa permite que a criança seja conduzida a uma esfera
imaginaria, um mundo de faz de conta consciente, porém capaz de reproduzir as
relações que observa em seu cotidiano, vivenciando simbolicamente diferentes
papeis exercitando sua capacidade de generalizar e abstrair. (MELO e VALE 2005,
p 45)
Assim, ao projetar-se em
atividades que vai além de suas potencialidades do real e ensaiar seus futuros
papéis e valores, a criança antecipa o seu desenvolvimento. A criança ao
brincar possibilita um contato com um sentimento de alegria, realização de seus
desejos que ainda não é capaz de realizar-los, bem como a sensação de frustração.
Estas emoções a ajuda a estruturar sua personalidade.
No
jogo de faz-de-conta, a criança “torna-se” aquilo que ainda não é, “age” como
objeto que substituem aqueles que ainda lhe são vetados, “interage” segundo
padrões que se mantêm distantes da que lhe é determinado pelo lugar que, na
realidade ocupa em seu espaço social. (Rocha, 1997, p.64)
O brincar prepara para a sua vida
futura, é através dele a criança age como se fosse mais velha, e se comporta de
uma maneira que está além do habitual de sua idade e por isso estimula o
auto-estima, desenvolvendo concentração e suas relações com sigo e com as
demais.
Papel dos Adultos
Os adultos deve portanto estimular a imaginação das crianças, despertando ideias, questionando-as de forma a que elas próprias procurem soluções para os problemas que surjam. Além disso, brincar com elas, procurando estimular as crianças e servir de modelo, ajuda-as a crescer.Referências
MELLO, L.; VALLE, E. O brinquedo e Brincar no Desenvolvimento Infantil. Psicologia Argumento, Curitiba, V.23, nº 40, p.43 – 48, Janeiro/Março 2005.
ROCHA. Eloisa Acires C. A pesquisa em educação infantil no Brasil trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia da educação infantil. Florianópolis: Núcleo de Publicações - UFSC, 1999.
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Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novo conteúdo, porém enquanto manifestação livre e espontânea da cultura popular, a brincadeira tem a função de perpetuar a cultura infantil, de desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar. (KISHIMOTO, 1996, p. 38)
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