terça-feira, 1 de abril de 2014

Dia do índio

PROJETO DIA DO ÍNDIO



PROJETO: Amigo Índio

Tema: Dia do Índio
Público alvo: Maternal ao 3º ano Ensino Fundamental
Justificativa:
O tema oportuniza o aluno perceber outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação com o outro grupo na vida social, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores.

Objetivo Geral:
... Promover atividades teóricas e práticas concernentes ao dia do Índio.
Objetivos específicos:
• Conhecer um pouco da história dos Índios;
• Demonstrar aos alunos a importância do Índio na nossa cultura;
• Conhecer e valorizar os hábitos e costumes indígenas;
• Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
• Estimular a imaginação e a criatividade;
• Diferenciar a cultura indígena das demais culturas;
• Estimular a comemoração do "Dia do Índio".
Proposta Metodológica:

PLANEJAMENTO: 

Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania. 

Sensibilização: 
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto ( Conhecimentos Prévios ). 
- Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas. 
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos. 

Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo: 

GEOGRAFIA: 

- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas; 
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica 

HISTÓRIA: 

- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira 

LÍNGUA PORTUGUESA: 

- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados; 
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto; 
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada; 
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores; 
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas. 

ARTES: 

- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente; 
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais; 
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando; 
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.


História do Dia do Índio

No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio, data criada em 1943, pelo então presidente, Getúlio Vargas, através do decreto de lei nº 5540.Mas porque foi escolhido o 19 de abril?Origem da dataPara entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.




0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar !